Inicio
/
Notícias
30-11-2017

“Dar Voz ao Cuidador”

Projeto de Investigação Ação nas Demências do concelho de Ponte da Barca – Projeto IADem

Notícia

“Dar Voz ao Cuidador”

No dia 21 de novembro do corrente ano realizou-se o Workshop “Dar Voz ao Cuidador”, das 09:30 às 11:30, no Auditório do Polo 1, da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, dirigido a cuidadores formais e informais, com a presença de 32 participantes do Centro Paroquial e Social de Lavradas, do Centro de Dia de Cuide de Vila Verde, do Centro Social de Entre Ambos-os-Rios, da Associação Social e Cultural da Freguesia de Britelo, da Casa da Cerca, da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, da APPACDM – Delegação de Ponte da Barca, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e estudantes da Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Esta workshop foi dinamizada pela equipa do Projeto IADem – Investigação Ação nas Demências, do concelho de Ponte da Barca, Dra. Laura Brito, representante da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca; Prof. M. Graça Pereira do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, e as Enfermeiras Odete Alves, Alexandrina Rodrigues e Clara Ferreira, da Unidade de Cuidados na Comunidade Ponte da Barca, da Unidade Local Saúde do Alto Minho, EPE.

Nesta iniciativa, o projeto IADem teve como objetivo diminuir os fatores de risco associados à sobrecarga e isolamento social do cuidador e melhorar o relacionamento familiar, na adaptação à doença. Dado que todo o cuidador formal e informal necessita de Cuidar de Si para reunir condições para poder Cuidar do Outro!

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider