Inicio
/
Serviços Clínicos
/
Departamento de Medicina Crítica

Unidade Cuidados Intensivos (UCI)

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

DESIGNAÇÃO

Unidade de Cuidados Intensivos (UCI)

.

LOCALIZAÇÃO

Está integrada no Departamento de Medicina Crítica da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), localizada no Hospital de Santa Luzia (no 4º andar da 1ª fase).

.

DESCRIÇÃO

A UCI é uma Unidade Polivalente de Medicina Intensiva e tem uma capacidade de 8 camas, com espaço que permite o seu alargamento até 10 camas. Todas as camas estão equipadas com monitor, ventilador e sistemas de perfusão, com registo contínuo dos parâmetros monitorizados.

Dispõe de equipamentos próprios para realização de técnica contínua de substituição renal, ecografia point-of-care, ventilação não invasiva, entre outros.

A UCI dispõe de uma equipa multidisciplinar autónoma e permanente, constituída por médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, que presta assistência 24 horas por dia, 365 dias por ano. Tem também a colaboração do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação e do Serviço de Nutrição e Alimentação.

A UCI assegura também a emergência intra-hospitalar, dá apoio à sala de emergência localizada no Serviço de Urgência e tem ainda como atividade assistencial, além do internamento, a avaliação de doentes em consulta de Follow-up.

.

MISSÃO

A UCI tem como missão:
– Abordar, prestar cuidados diferenciados e tratar o doente crítico ou potencialmente crítico, que necessite de suporte de um ou mais órgãos ou sistemas e/ou monitorização contínua e intensiva;
– Resposta a situações urgentes/emergentes de foro médico-cirúrgico e de trauma;
– Resposta a situações de paragem cardiorrespiratória;
– Colheita de órgãos em dador cadáver;
– Follow-up precoce e tardio de doentes previamente internados na UCI.

.

INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

A UCI desenvolve e participa em estudos e ensaios clínicos de âmbito nacional e internacional.

.

EQUIPA

Diretor: Dr. José Caldeiro
Enfermeira Chefe: Enf. Maria do Céu Lima

• Equipa médica: 9 médicos (2 especialistas em Medicina Intensiva e Medicina Interna; 7 especialistas em Medicina Interna). Colaboram também 3 médicos especialistas em Medicina Interna e 1 em Anestesiologia.
• Equipa de enfermagem: 27 enfermeiros (7 com especialidade Médico-cirúrgica e 3 com especialidade em Reabilitação)
• Assistentes operacionais: 8
• Assistente técnica (secretária da UCI): 1

.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

VISITAS

• Horário: das 15 às 19h, todos os dias da semana;
• Número de visitantes: é permitida a entrada de 3 visitantes individualmente;
• Duração da visita: o tempo de visita é gerido de acordo com a condição do doente e família, e do normal funcionamento da UCI;
• Acompanhamento: é recebido e orientado por uma assistente operacional.

.

INFORMAÇÃO SOBRE O ESTADO DO DOENTE

A informação sobre o estado do doente é fornecida pelo médico e enfermeiro responsáveis pelo mesmo, ao familiar de referência, durante o horário de visita na sala de acolhimento aos familiares.
Outros familiares ou amigos deverão obter essa informação junto do familiar de referência. Não será fornecida informação por telefone.

.

MORADA

• Unidade de Cuidados Intensivos – Hospital de Santa Luzia, ULSAM EPE – Estrada de Santa Luzia, 4901-858 Viana do Castelo

.

CONTATOS TELEFÓNICOS

• 258802182
• 258802412

.

EMAIL

• uci@ulsam.min-saude.pt