No dia 19 de setembro, pelas 21h00, realizou-se na Junta de Freguesia de São Martinho da Gandra uma sessão de esclarecimento promovida pela USF Vale do Lima, dedicada ao tema:
“O Cuidador Informal – Papel, Estatuto, Direitos e Deveres”.

A iniciativa abordou um tema de grande atualidade e relevância, tendo em conta o envelhecimento da população e a necessidade de reconhecer, capacitar e apoiar os cuidadores informais no seu papel essencial junto das pessoas dependentes.

A sessão contou com a presença da Dra. Lúcia Marinho, em representação do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, da Enf.ª Mónica Morais, Coordenadora da UCC Saúde Mais Perto de Ponte de Lima, e do Dr. Orlando Antunes, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo.

Com esta iniciativa, reforça-se a importância da proximidade entre os cuidados de saúde e a comunidade, promovendo a literacia em saúde e o envolvimento de todos na melhoria do bem-estar da população.