No âmbito do projeto Escola Sem Bullying / Escola Sem Violência, implementado no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira em parceria com a UCC Saúde em Movimento (representada pelas enfermeiras Ana Damião e Isabel Bacelar/SE), foi definida, para o ano letivo 2024/2025, a criação de um mural artístico com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para o respeito pelas diferenças e para o combate a comportamentos agressivos e repetitivos, nomeadamente o bullying e o cyberbullying.
Após articulação entre o professor Alberto, responsável pela disciplina de Educação Visual, e a professora Teresa Silva, docente responsável pela Educação para a Saúde (PES), foi decidido que o mural seria desenvolvido pelas turmas do 7.º, 8.º e 9.º anos, integrando os conteúdos curriculares do terceiro período, nas áreas de Figura Humana e Sinalética.
Como a disciplina de Educação Visual não faz parte do currículo das turmas do ensino secundário, foi proposta a sua participação de forma voluntária. As turmas do 8.º e 9.º anos aderiram de forma entusiástica, desenvolvendo pinturas em tela que expressam mensagens de inclusão, empatia e respeito.
Este projeto contou ainda com o importante apoio da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Cerveira, que financiou a aquisição dos materiais necessários à concretização dos trabalhos.
O Agrupamento agradece a todos os alunos, professores e entidades parceiras pelo seu contributo ativo para uma escola mais segura, inclusiva e promotora de relações saudáveis.




