A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou recentemente testes operacionais no heliporto da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), em Viana do Castelo, com duas das suas aeronaves: o AW119 Koala e o UH-60 Black Hawk.
O helicóptero UH-60 Black Hawk, utilizado principalmente no combate a incêndios, pode transportar até 12 passageiros ou 3600 kg em carga suspensa. Este modelo é também usado em diversas outras missões e a FAP conta atualmente com quatro unidades em operação.
O AW119 Koala, por sua vez, transporta sete pessoas além do piloto e está preparado para missões de vigilância, reconhecimento, busca e salvamento e evacuações sanitárias. Tem um peso máximo de descolagem de 2,85 toneladas, sendo operado por sete unidades em território nacional.
A segurança das operações foi garantida pelos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, no âmbito do protocolo de cooperação existente entre a Câmara Municipal e a ULSAM.
Esta colaboração reforça a capacidade de resposta a emergências na região, contribuindo para a segurança e prontidão dos meios de socorro no Alto Minho.






