É com grande tristeza que informamos o falecimento da Dr.ª Elsa Monteiro, figura central na história da Maternidade de Viana do Castelo.
A Dr.ª Elsa iniciou o seu percurso em 1968, na Santa Casa da Misericórdia, em condições muito desafiantes. Em 1971, integrou a Enfermaria Abrigo e, mais tarde, acompanhou a transição para o atual hospital, em 1982. Foi diretora da Maternidade entre 1968 e 1999, liderando com coragem, visão e uma dedicação inabalável.
Foi graças ao seu trabalho pioneiro que a Maternidade de Viana do Castelo se afirmou como uma unidade de referência, com equipas coesas, diferenciadas e comprometidas com a prática clínica de excelência. Desde os primeiros tempos, a aposta na formação contínua – nacional e internacional – permitiu formar especialistas de grande qualidade, que viriam a destacar-se em diversas instituições públicas e privadas, cargos de liderança, docência e órgãos nacionais de decisão na área da saúde.
A ULSAM presta homenagem a uma mulher que ousou liderar numa época dominada por homens, e que deixa um legado ímpar na história da saúde em Viana do Castelo.
À família, amigos e a todos os que com ela privaram, endereçamos as mais sentidas condolências.








