O serviço de urgência pediátrica do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, deixa de localizar-se no edifício principal e passa a 4 de dezembro para estruturas instaladas no perímetro exterior do hospital.
Os utentes e acompanhantes poderão aceder ao novo espaço a partir da entrada lateral junto à capela do hospital.
A mudança visa melhorar significativamente as condições de atendimento dos utentes com idade pediátrica, assegurando níveis de conforto que já não eram possíveis nas instalações atuais, localizadas no edifício principal junto à urgência de adultos. Pretende-se também proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado para os profissionais de saúde.
Localizado numa estrutura nova de contentores no exterior do Hospital de Santa Luzia, a urgência pediátrica possui um gabinete de triagem, três consultórios médicos, uma sala de observação, uma sala de tratamentos, uma sala de cuidados de emergência e um quarto de isolamento, além de espaços de apoio.
A obra, suportada pela ULSAM, representa um investimento de perto de 120 mil euros e irá assegurar de forma temporária o serviço de urgência pediátrica.